Hoje (4), a prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente, Políticas Sociais, Infraestrutura, Turismo e o Itamaracá Prev realizaram uma ação de limpeza da trilhas dos holandeses e dos manguezais.
A ação que foi organizada pela Secretaria da Juventude, começou na igreja católica do Forte Orange e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Vila Velha.
“A importância dessa ação de limpa Mangue foi a conscientização ambiental dos jovens e adolescentes da Ilha de Itamaracá para que podemos aproveitar as belezas naturais da nossa Ilha”, relatou a representante da Secretaria de Juventude, Erika Naize.
A ação de conscientização ambiental, contou com a participação do prefeito e da secretária de Políticas Sociais e com 19 alunos do 5° ano da escola Dulce da Costa Lima.
Além de ajudar na limpeza os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a história de Itamaracá.
É que na trilha dos Holandeses existe a Igreja do Padre Tenório (já em ruínas), e o diretor de Cultura, Nivaldo Jorge, contou quem foi o Padre Tenório para os alunos:
“O Padre Tenório tomou o fortinho que era o forte dos portugueses e que hoje é o forte dos holandeses. Isso foi um marco da revolução pernambucana! O padre morreu esquartejado.”
O Diretor de desenvolvimento Ambiental, Gean Carneiro, falou da importância da preservação do mangue para o meio ambiente:
“É importante lembrar as pessoas que o mangue é Berçário, Criadouro e Abrigo para várias Espécies da Fauna aquática e terrestre, de valor Ecológico e Econômico e que eles produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do Mar!”
Depois da caminhada, nada como um bom exercício para alongar o corpo. Essa parte ficou com o mestre de capoeira Piaba, que colocou a criançada para dançar.
O SAMU e a Polícia Militar deram apoio durante toda ação.
Informações: SECOM
Matéria Carlos Junior.
Fotos:Secretaria de Juventude
E-mail: secom@ilhadeitamaraca.gov.br
WhatsApp: 81 9825-94664
#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha