Prefeitura de Itamaracá resgata cidadania do povo através da emissão de documentos – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Prefeitura de Itamaracá resgata cidadania do povo através da emissão de documentos

Publicado em 01 de abril de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Secretarias

Na manhã deste sábado (01), a  Prefeitura da Ilha de Itamaracá, através da Secretaria Políticas Sociais, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS)  e o Projeto Resgatando a Cidadania  realizaram uma ação de retirada de documentos no Espaço Nordeste – Quatro Cantos – Itamaracá.  Além da emissão de documentos, a ação contou com serviços de informações para toda população e envolveu todas as secretarias da Prefeitura da Ilha de Itamaracá.

A Secretária de Políticas Sociais, Giovana Uchoa, nos falou de mais uma parceria feita visando beneficiar a população.

“Parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Itamaracá, o projeto resgatando cidadania tirando 2°, 3° e 4° via de identidade e entre outras documentações totalmente gratuitas. Graças a Deus a população de Itamaracá está vendo mais um trabalho do Prefeito Tato sendo feito. Muita gente veio até aqui, teve gente que chegou 3h da madrugada e eles mesmos se organizaram distribuindo fichas entre si, nem pensei que isso fosse acontecer, pois sabíamos que Itamaracá estava abandonado, mas ao ponto do povo não ter documento, realmente superou.”

O Gestor de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretaria de Defesa Social (SDS), João Evangelista, Contou como funciona o projeto:

“O trabalho é realizado em todo o Estado de Pernambuco em parceria com as Prefeituras. Uma ação de inclusão social e cidadania onde os serviços são levados mais próximos das pessoas que mais precisam.”

O Gestor ainda ressaltou a importância de ter os documentos:

“Sem documentação não há cidadania. As pessoas precisam de um documento de identidade até para se inscrever em algum programa de governo, por isso é muito importante que as pessoas tenham documentação.”

O primeiro passo para o direcionamento das pessoas era o cadastro e a entrega das pulseiras que estava sendo feito pela equipe da Secretaria de Políticas Sociais.

A equipe da SDS realizou uma triagem com as pessoas que eram cadastradas no sistema Você Seguro e direcionadas diretamente para o local do serviço que buscavam.

Cícero Valter que é o idealizador do “Você Seguro”, explicou como o processo é feito através desse sistema.

“Fazemos um cadastro que fica disponível no sistema em tempo real e separa qual documento a pessoa veio solicitar. A partir daí temos a estatística de quantitativo de pessoas, sexo, idade, endereço e telefone pra contato. Essas informações ficam disponíveis tanto para a Prefeitura quanto para a SDS e dentro de 30 dias, as pessoas que cadastraram telefone, receberão um sms de texto informando que o documento está pronto para entrega.”

Além de tirar carteiras de identidade, as pessoas podiam tirar segunda via de registro de nascimento, casamento e cartão do SUS.

O guarda municipal, Tácito José, falou que fazia tempo que estava sem o RG e fez muita falta.

“Há uns 5 anos que não tenho mais minha identidade e me fez muita falta porque tudo que a pessoa precisa resolver, tem que apresentar identidade.”

Para a professora, Marilene Gonçalves, que veio fazer a segunda via do seu Registro de Nascimento, a ação foi uma ótima iniciativa da gestão e ela teve a oportunidade de refazer o seu documento que estava muito velho e ilegível.

A  equipe do SAMU também participou da ação dando todo  suporte necessário e realizando procedimentos como:

  • Aferição de pressão;
  • Teste de glicose;
  • Aconselhamento.

“Em um evento como esse a presença do SAMU é crucial para que seja feito qualquer eventual socorro, além de oferecer serviços para todos”, enfatizou a Coordenadora do SAMU, Maria Gonzaga.

O Instrutor de Brigada de Emergência, Sandro Marinho, fez algumas demonstrações de segurança no lar e explicou para o público as formas corretas de lhe dar com o gás de cozinha e outras coisas presentes na casa das pessoas que podem oferecer riscos.

O Comerciante, Josuel Barbosa, resolveu aferir sua pressão após sentir algumas dores durante o evento.

“Eu tava sentindo algo estranho e pensei que pudesse ser a pressão, vi que aqui tinha esse serviço e vim checar, mas a pressão está ótima, graças a Deus e eu irei voltar para a fila e fazer meu documento.”

No lado externo do espaço nordeste, foram montadas várias tendas com serviços de informação para a população e espaço para as crianças ficarem enquanto seus pais aguardavam suas devidas documentações.

A Secretária Escolar, Evelyn Miranda, foi uma das responsáveis por cuidar das crianças.

“É muito importante que a gente esteja aqui para esse apoio com as crianças, pois os pais muitas vezes não tem como deixar os filhos com alguém e precisam levá-los para os compromissos.”

A Coordenadora do CRAS, Gilva Ubeda, falou do apoio do CRAS ao evento:

“Aqui além do auxilio na retirada dos documentos, estamos fazendo cadastro do benefício do recebimento do leite, cadastro também do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e informando a todos os serviços que o CRAS oferece ao município.”

O Advogado, Robson Cardoso, que prestou serviço voluntário através do Itamaracá PREV, nos disse como estava sendo feito o apoio dele para este evento.

“Estamos disponíveis para dar orientação e assessoria no sentido de vê junto com funcionários ativos da Prefeitura em relação a tempo de contribuição, atualização cadastral e tirando dúvidas em respeito a Previdência Social.”

Segundo a Coordenadora do CREAS, Fernanda Bazante, a equipe do CREAS estava disponível para dar informações sobre o que se trata o Centro de Referência Especializada em Assistência Social.

“É importante as pessoas terem consciência para procurarem o CREAS ao terem seus direitos negligenciados, ou seja, abandono, ameaças, abuso e etc.”

 

A Educadora Permanente em Saúde, Maria Gabriela Duda, nos falou dos serviços que estavam sendo feitos na tenda da saúde:

“Nós estamos hoje com os serviços da vigilância em saúde, disponibilizando hipoclorito, preservativos masculinos e femininos, lubrificante e orientação sobre as arboviroses e doenças sexualmente transmissíveis.”

A ação também contou com uma tenda para informar sobre as questões do VEM livre acesso. A responsável pela identificação, Maria Risomar, explicou que todas as pessoas poderiam tirar qualquer dúvida a esse respeito com ela.

“Se a pessoa tiver portando todas as documentações podemos fazer a solicitação do VEM agora mesmo, caso contrário, estamos direcionando o comparecimento delas ao Palácio Pedra que canta na próxima segunda de 8h as 15h para solicitação.”

A Coordenadora da mulher, Marli Lira, estava a disposição das mulheres para orientação e distribuição de panfletos além de informar sobre alguns cursos que serão oferecidos para essas mulheres visando a autonomia das mesmas.

A Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Pilar Ubeda, falou que ela e sua equipe estavam realizando o cadastro das pessoas interessadas em fazer parte desse programa.

O Secretário de Comunicação, James Paiva, falou da importância de fazer toda a cobertura de um evento deste porte.

“Este é o nosso trabalho,  levar até a população as ações do poder público municipal. Um evento desta natureza onde nós podemos ver no semblante das pessoas o orgulho de ter resgatado sua cidadania, é algo que nos deixa com o sentimento de dever cumprido e com a responsabilidade de levarmos a informação de uma maneira verdadeira e fiel para todos que através das redes sociais de informações oficial da Prefeitura nos assistem.”

O Prefeito, Mosar Tato, nos falou de sua atenção com a população:

“Em primeiro lugar vem a população, o Ilhéu, a gente tem que dar cidadania a eles. A melhor coisa que temos é o registro, a oportunidade de trabalho começa com a sua identificação. Hoje estamos dando esse suporte para que o povo de Itamaracá seja beneficiado.

Esta foi só a primeira de muitas ações que iremos fazer em prol da população, já estamos preparando uma segunda ação deste projeto agora para a Praia do Sossego, depois vamos realizar na Vila Velha e assim, estamos administrando para toda a Ilha, não como faziam antes, onde o centro era o pólo mais valorizado e os pontos mais afastados assim ficavam, estamos mudando esta forma de administrar para que todos sem exceções, possam ter acesso aos serviços do Poder Público.”

Informações: SECOM

Matéria: Micaela de Farias

Fotos: Filipe Souza

Whatsapp: (81) 9 8259-4664

Email: secom@ilhadeitamaraca.pe.gov.br

#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha

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