Participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo têm escuta com psicóloga – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo têm escuta com psicóloga

Tags: , , , , , , , , , ,
Publicado em 11 de maio de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Destaque

A Prefeitura da Ilha de Itamaracá através da Secretaria de Saúde, vem realizando o tratamento para pessoas que estão dispostas a pararem de fumar pelo Grupo de Combate ao Tabagismo. Na manhã desta quinta-feira (11), os componentes do grupo tiveram a oportunidade de conversar em particular com a psicóloga.

A psicóloga Emanuella Araújo,  falou da importância desse momento em conversa particular com os participantes:

“Sabemos que cigarro vai de uma dependência e dependência as vezes, trás várias outras questões que é substituída por esse cigarro como uma forma de recompensa. Esse trabalho de escuta vai servir pra eles poderem refletir o que na vida deles está sendo substituído, daí podermos juntos trabalhar o motivo real e assim facilitar o afastamento dessa dependência.”

A coordenadora do Grupo de Combate ao Tabagismo, Maria Gabriela Duda, explicou sobre essa etapa do tratamento:

“Essa etapa de atendimento individual com a psicóloga tem o objetivo de ela conseguir detectar as dificuldades que eles estão tendo, tanto aqueles que ainda não conseguiram parar de fumar, quanto os que já pararam e precisam permanecer sem cigarro. Vai justamente avaliar a questão emocional e psicológica pra poder seguir para a próxima etapa.”

A sessão também contou com uma convidada especial que é voluntária do Grupo, Arlene Maria de Melo, que nos falou um pouco da sua experiência dentro do grupo:

“Eu sou voluntária há 6 anos, a partir da hora que eu entrei no grupo e deixei de fumar, eu me sentir na obrigação de mostrar as pessoas que se quiser, pode. Basta querer!”

A participante do grupo, Monika Nascimento, falou do benefício em ter essa conversa com a psicóloga:

“Eu já sofro meus problemas e preciso de acompanhamento psicológico, essa coisa do cigarro realmente mexe com a minha cabeça e os psicólogos tem essa capacidade de acalmar, com certeza foi bom pra mim.”

O Autônomo, Ivaldo Sena, também participante do grupo, falou que é importante para ele esse atendimento.

“Eu já fui dependente de outras drogas e a única droga que ainda me restava era o cigarro. Apesar de compartilhar dentro do grupo, o anonimato com a psicóloga eu acho de fundamental importância.”

O tratamento tem duração de 1 ano e no mês de agosto do corrente ano, será iniciada uma nova turma no Grupo de Combate ao Tabagismo. Para participar, os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde que fica localizada no Palácio Pedra que Canta e deixar nome, telefone e número do cartão do SUS.

Matéria e Fotos: Micaela de Farias
Whatsapp: (81) 9 8259-4664