A Rede Cegonha é um projeto do Governo Federal que assiste gestante e crianças de 0 a 5 anos. O Projeto foi uma forma encontrada pelo Ministério da Saúde que visa assegurar as mulheres grávidas o direito de se planejar em relação a gravidez e dar a ela uma gestação segura e um parto tranquilo.
O Governo dividiu as regiões em Microrregiões para que esse projeto tenha a eficácia garantida e necessária e que, assim, possam alcançar o máximo possível de mulhres e crianças.
Componentes da Rede Cegonha:
A Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Araçoiaba e Abreu e Lima são as cidades que faz parte dessas regiões que foram divididas pelo Governo Federal.
Sendo que Abreu e Lima foi escolhida como a cidade referência em partos.
O que significa que todos os partos das cidades citadas são realizados no hospital que é referência em partos em Abreu e Lima.
A Secretaria de Saúde da Ilha de Itamaracá desenvolve um trabalho sério com as gestantes, além de acompanhar o pré-natal através de sua Equipe de Saúde da Família(ESF), a secretaria dar assistência odontológica, vacinação, realização de exames e toda medicação garantida para gestantes e as crianças.
“A secretaria também vai garantir visitas das gestantes à maternidade onde os partos irão ser realizados, para que elas conheçam o espaço onde terão seus filhos”, garantiu o Coordenador da Atenção Básica Robson Cordeiro.
Informações: SECOM
Fotos:
Por Tiago Bittencourt
Whatsapp: (81) 9 8259-4664
Email: secom@ilhadeitamaraca.pe.gov.br
#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha