Neste último sábado (21-01), a Ilha de Itamaracá marcou em sua história, o resgate de uma cultura a valorização de uma das mais importantes representantes do nome “Ilha de Itamaracá”, Lia, que em comemoração ao seu aniversario fez uma grande roda de ciranda e junto com o povo e turistas brindou seus 73 anos de vida.
Com um vestido típico, um sorriso lindo de canto a canto do rosto e ostentando com orgulho os títulos de Rainha da Ciranda e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Maria Madalena Correia do Nascimento (“Lia de Itamaracá), comemorou seus 73 anos de vida.
Seu maior sonho era reconstruir o Centro Cultural Estrela de Lia, que com o apoio do Deputado Estadual Guilherme Uchoa e do Prefeito Tato, ontem teve sua reinauguração com uma grande festa para moradores e turistas.
E como uma boa festa não se faz sozinha, Lia convidou para cantar ao seu lado Anginha do Coco e e Mestra Totinha.
Estiveram presentes na festa, vários secretários municipais, o secretário de Cultura do Estado Marcelino Granja, a representante do Ministério da Cultura para o Nordeste Maria do Céu, o Deputado Estadual Guilherme Uchoa e o Prefeito Tato.
Eu sou Lia [Ciranda de Lia]
(Paulinho da Viola)
“Eu sou Lia da beira do mar
Morena queimada do sal e do sol
Da Ilha de Itamaracá
Quem conhece a Ilha de Itamaracá
Nas noites de lia
Prateando o mar
Eu me chamo Lia e vivo por lá
Cirandando a vida na beira do mar
Cirandando a vida na beira do mar
Vejo o firmamento, vejo o mar sem fim
E a natureza ao redor de mim
Me criei cantando
Entre o céu e o mar
Nas praias da Ilha de Itamaracá
Nas praias da Ilha de Itamaracá”
Informações: SECOM
Fotos: Bruno Reis