Data Magna de Itamaracá – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Data Magna de Itamaracá

Tags: , , , , , ,
Publicado em 05 de julho de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Comunicação e Imprensa

O dia 10 julho foi escolhido como a Data Magna do Município da Ilha de Itamaracá. A data faz referência a morte do Padre Tenório, Pároco de Vila Velha e herói da revolução de 1817, que lutou pela independência do Brasil. 

 

O Padre Tenório estudou na famosa Universidade de Coimbra em Portugal. Foi designado para ocupar a paróquia da Vila de Nossa Senhora da Conceição, em Itamaracá. Ali desenvolveu um grande trabalho juntamente aos seus paroquianos, no plano pastoral na agricultura e implantando novas culturas.

Logo após eclodir a revolta em Recife, o Padre Tenório e todos os paroquianos cercaram o Forte Orange, que estava ocupado pelos portugueses e se uniram à Revolução de 1817.

O ato de bravura, deu um grande ânimo para os revoltosos que dominaram os demais distritos e o Padre Tenório, foi nomeado imediatamente como Secretário-Ajudante do novo governo, meses depois, foi condenado e enforcado, os bravos e destemidos patriotas foram derrotados.

A revolução durou 74 dias.

O Venerável Mestre da loja Maçônica Acácia de Itamaracá, Ricardo Cabral, falou um pouco da importância da comemoração da Data Magna de Itamaracá:
“A data Representa um marco para a história do Brasil, não só de Itamaracá. Foi um dia em que um revolucionário se insurgiu contra Portugal e depois da perda das batalhas pelos exércitos de Pernambuco, Paraíba e Rio grade do Norte, foi condenado e julgado a morte no dia 10 de julho de 1817. Em homenagem a esse grande religioso e revolucionário, Itamaracá estabeleceu a Data Magma para Sempre.”

 

Informações: SECOM
Matéria: Tácila Maria
Imagem de Divulgação
WhastApp; (81) 9 8259-4664
E-mail: secom@ilhadeitamaraca.pe.gov.br
Site: ilhadeitamaraca.pe.gov.br

#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha