Cursos de Capacitação para profissionais da Atenção Básica e do SAD – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Cursos de Capacitação para profissionais da Atenção Básica e do SAD

Publicado em 27 de janeiro de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Jornalismo

 

A Prefeitura da Ilha de Itamaracá através da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (26) Cursos de Capacitação para profissionais da Atenção Básica e do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar.

O médico Marcus Vinicius ministrou para os profissionais da área de saúde uma capacitação sobre o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Esse serviço faz parte do Programa “Melhor em Casa” da Prefeitura da Ilha de Itamaracá com o Governo Federal, estadual e Municipal. Segundo o médico, a finalidade da capacitação é fazer com que os profissionais saibam reconhecer as necessidades de cada paciente e encaminhá-los se for o caso para o SAD.
A inclusão dos pacientes no Serviço de Atenção Domiciliar será realizada por parte da unidade de saúde (PSF) na qual o paciente encontra-se vinculado. O SAD é composto por uma equipe multidisciplinar que conta com:
Médico;
Enfermeiro;
Fisioterapeuta;
Nutricionista;
Psicólogo;
Téc. Enfermagem;
Motorista

O doutor ainda comentou que o SAD foi um caminho encontrado para que os pacientes que não pode ir até o hospital possam ser atendidos e acompanhados em sua residência por profissionais capacitados. Porém, para receber esse atendimento são feitas algumas exigências:
• A casa precisa ter água encanada;
• A residência precisar ser arejada tendo ao menos uma janela no quarto do paciente;
• Precisa ter um cuidador identificado para que ele possa passar por um programa de treinamento dentro do próprio domicílio.

O enfermeiro Marcelo Pereira, participou da capacitação e disse que esse tipo de aprendizagem é de suma importância para vida de cada profissional.
O médico mencionou que o programa tem muita eficácia e que na maioria das vezes a recuperação do paciente é impressionante podendo ser de até 100%

Informações: SECOM
Fotos e texto: Tiago Bittencourt

# TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha

This primarily means that the topic should be disclosed clearly, convincingly, https://writemyessay4me.org and the deepest parts of the work must be linked.