Cultura e tradição das Bandeiras dos Santos Juninos na Ilha – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Cultura e tradição das Bandeiras dos Santos Juninos na Ilha

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 26 de junho de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Comunicação e Imprensa


As festividades de junho não se resume apenas a brincar de quadrilha, pular fogueira ou comer delicias feita de milho. Durante esse período de festa uma tradição se mantém forte entre os Ilhéus, a tradição das Bandeiras dos Santos que regem as festas do mês de junho, São Antônio, São João, São Pedro e Santa Ana.

Dentre os muitos devotos que matem essa tradição aqui na Ilha, está o Secretário Adjunto, Bartolomeu Barros (Bartô), que há um ano estava com a Bandeira de São João em sua residência e no dia 23 realizou os festejos de entrega e agradecimentos.

“Gostaria de agradecer primeiramente à Deus e a todos que me ajudaram para que pudéssemos dar continuidade a nossa tradição, e oferecer uma bela festa de agradecimento em poder entregar a bandeira de São João Batista, após um ano em minha residência. Eu junto a minha esposa nos sentimos lisonjeados em poder ter em nossa casa durante um ano a Bandeira do Santo mais popular entre os nordestinos, foi uma honra para nós darmos continuidade à essa tradição.”

Após a entrega da Bandeira, a festa continuou no palhoção “Liso Passando” com muito pé de serra da banda Nativos do Forró, Samba e muito Coco de roda até o raiar do sol.

A pessoa que organiza e mantém essa tradição viva é o Natanael Pire, conhecido por Natan das Bandeiras, como devoto dos quartos Santos tomou a responsabilidade de ficar com as Bandeiras e a cada ano, se faz a entrega para uma família da Ilha que fica como guardiã, este ano a Bandeira voltou para a casa do Natan que ficará com ela até junho de 2018.

Informações: SECOM
Imagens: Bartolomeu Barros
Whatsapp: (81) 9 8259-4664
Email: secom@ilhadeitamaraca.pe.gov.br
Site: http://ilhadeitamaraca.pe.gov.br
#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha