Na manhã do último sábado dia 13 de maio, a Prefeitura da Ilha de Itamaracá através da Secretaria de Políticas Sociais, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Projeto Resgatando a Cidadania, Realizaram mais uma vez a ação de retirada de documentos. Dessa vez, a ação foi realizada no Clube recreativo O Agulhão na comunicação do Sossêgo. Buscando beneficiar os moradores da comunidade do Sossêgo, a ação possibilitou a emissão de 2°, 3° e 4° via de documentos de identidade, Registro de nascimento e óbito de forma gratuita. A ação também contou com serviços de informações para toda população e envolveu todas as Secretarias da Prefeitura da Ilha de Itamaracá.
A Secretária de Políticas Sociais, Giovana Uchoa, falou sobre a realização da ação na comunidade do Sossêgo:
“Como parte da parceria entre a Prefeitura da Ilha de Itamaracá e Secretaria de Defesa Social (SDS), a Gestão Municipal visando beneficiar os moradores do Sossêgo, solicitou que a ação realizada no bairro Pilar no dia 1º abril, pudesse se repetir para beneficiar os moradores do Sossêgo, viabilizando a retirada de documentos dentre outros serviços prestados por outras Secretarias. ”
O Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretaria de Defesa Social, João Evangelista, falou sobre a ação ser levada a comunidade do Sossêgo:
“Esse é o nosso grande objetivo, é levar cidadania para todos e nos lugares mais difíceis onde as pessoas mais necessitam, então estamos aqui na Praia do Sossêgo. A Secretaria de Defesa Social através da nossa gerência e o Instituto de Identificação Tavares Buril, está hoje aqui no Município, estendendo a mão e trazendo cidadania para todos, isso é mais uma parceria da SDS com a Prefeitura da Ilha de Itamaracá.”
A ação que aconteceu no Sossêgo seguiu a mesma linha de execução da realizada no Pilar, o prazo de entrega dos documentos retirados na ação é de 30 dias.
O morador da comunidade, Tarcísio Aurélio, contou que a ação foi muito bem vinda para a comunidade, e que o mesmo precisava tirar um registro de nascimento e uma nova carteira de identidade, pois a sua havia sido roubada:
“Essa ação foi muito boa para a comunidade, no meu caso, vim tirar a segunda via da minha Identidade que foi roubada e Certidão de Nascimento que já está velha e desgastada.”
Outra moradora local, Denise Maria do Carmo, falou sobre a ação e elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal:
“Itamaracá estava precisando disso, de valorização! Ter um pouco de atenção e hoje estamos tendo através dessa nova gestão. ”
Informações: SECOM
Matéria: Filipe Souza
Fotos : Carlos Junior
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