A Prefeitura da Ilha de Itamaracá através da Secretaria de Políticas Sociais e da Secretaria de Saúde realizaram na manhã desta sexta-feira (10) uma triagem para detectar se os pacientes precisam usar aparelho auditivo. – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

A Prefeitura da Ilha de Itamaracá através da Secretaria de Políticas Sociais e da Secretaria de Saúde realizaram na manhã desta sexta-feira (10) uma triagem para detectar se os pacientes precisam usar aparelho auditivo.

Tags: , , , , , , , , , ,
Publicado em 11 de março de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Destaque

A triagem aconteceu no Palácio Pedra que Canta e foi realizada pelas fonoaudiólogas Fabiana Monteiro e Márcia Oliveira.

O exame audiométrico só pode ser realizado por fonoaudiólogo ou otorrino e serve para saber se o paciente tem perda auditiva ou não.

Existem alguns sintomas que demonstram a perda auditiva. Em Idoso são eles:

  • Não ouvir outra pessoa chamar pelo seu nome; Perder alguns reflexos;
  • Assistir TV muito alta;
  • Não escutar o celular tocar.

Sendo Criança acontece mais na escola, o professor consegue perceber por chamar a criança e ela não responder e pela criança acabar se perdendo nas letras e palavras.

A fonoaudióloga Márcia Oliveira deu algumas dicas para evitar problemas auditivos:

  • Não façam o uso do cotonete, porque quanto mais você usa o cotonete mais a cera entra no ouvido;
  • Não use fone de ouvido constantemente;
  • Limpe o ouvido com toalha e apenas no pavilhão auricular que é a parte externa, jamais dentro do ouvido.

Ana Rosa dos Santos trouxe sua mãe, Marinete dos Santos, uma idosa que já tem problemas auditivos, mas ainda não tem o diagnóstico. “Espero que ela consiga por precisar muito e ainda mais por ser idosa e sentir muita dificuldade”.

A mãe do Kauan Luiz da Silva, Cássia Silva, trouxe seu filho na tentativa de conseguir um novo aparelho pois o dele está com problemas. Cássia disse que não tem condições para pagar outro aparelho.

A camareira, Cassilda Oliveira, mãe de Joelma Oliveira, disse que sua filha nasceu com a surdez e os médicos dizem que ela tem a perda total da audição, veio para através do exame tentar conseguir um aparelho.

A Secretária de Políticas Sociais, Giovana Uchoa, falou de mais uma ação que está sendo feita em prol da população de Itamaracá: “Só temos 67 dias de gestão do Prefeito Tato e essa ação é uma das ações pioneiras que nunca foi feita na cidade, um trabalho em conjunto que conseguiu a doação de alguns aparelhos auditivos. O importante é que a população da Ilha de Itamaracá precisa fazer essa prevenção, essas crianças que não estão aprendendo pela falta de um aparelho auditivo, obtenham esse aparelho”, disse a secretária.

Feita a triagem, as pessoas que realmente apresentaram necessidade de usar o aparelho auditivo foram convocadas a comparecer na próxima segunda-feira (13), às 8h no Palácio Pedra que Canta para realizarem o exame audiométrico e o molde dos seus devidos aparelhos.

Informações: SECOM.

Matéria e Fotos: Micaela de Farias.

#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha.

 


However, we only use your write essay https://writemyessay4me.org/ work for advert and references when you must have given your approval to that.