A triagem aconteceu no Palácio Pedra que Canta e foi realizada pelas fonoaudiólogas Fabiana Monteiro e Márcia Oliveira.
O exame audiométrico só pode ser realizado por fonoaudiólogo ou otorrino e serve para saber se o paciente tem perda auditiva ou não.
Existem alguns sintomas que demonstram a perda auditiva. Em Idoso são eles:
Sendo Criança acontece mais na escola, o professor consegue perceber por chamar a criança e ela não responder e pela criança acabar se perdendo nas letras e palavras.
A fonoaudióloga Márcia Oliveira deu algumas dicas para evitar problemas auditivos:
Ana Rosa dos Santos trouxe sua mãe, Marinete dos Santos, uma idosa que já tem problemas auditivos, mas ainda não tem o diagnóstico. “Espero que ela consiga por precisar muito e ainda mais por ser idosa e sentir muita dificuldade”.
A mãe do Kauan Luiz da Silva, Cássia Silva, trouxe seu filho na tentativa de conseguir um novo aparelho pois o dele está com problemas. Cássia disse que não tem condições para pagar outro aparelho.
A camareira, Cassilda Oliveira, mãe de Joelma Oliveira, disse que sua filha nasceu com a surdez e os médicos dizem que ela tem a perda total da audição, veio para através do exame tentar conseguir um aparelho.
A Secretária de Políticas Sociais, Giovana Uchoa, falou de mais uma ação que está sendo feita em prol da população de Itamaracá: “Só temos 67 dias de gestão do Prefeito Tato e essa ação é uma das ações pioneiras que nunca foi feita na cidade, um trabalho em conjunto que conseguiu a doação de alguns aparelhos auditivos. O importante é que a população da Ilha de Itamaracá precisa fazer essa prevenção, essas crianças que não estão aprendendo pela falta de um aparelho auditivo, obtenham esse aparelho”, disse a secretária.
Feita a triagem, as pessoas que realmente apresentaram necessidade de usar o aparelho auditivo foram convocadas a comparecer na próxima segunda-feira (13), às 8h no Palácio Pedra que Canta para realizarem o exame audiométrico e o molde dos seus devidos aparelhos.
Informações: SECOM.
Matéria e Fotos: Micaela de Farias.
#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha.