A buscada do Bom Jesus dos Passos – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

A buscada do Bom Jesus dos Passos

Publicado em 09 de abril de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Secretarias

A igreja católica de Itamaracá, no bairro de Jaguaribe realizou ontem (8) a buscada do padroeiro da comunidade, Bom Jesus dos Passos.

Todos os anos na festa do padroeiro acontece a buscada.  A imagem do Bom Jesus dos Passos que foi levada na quinta- feira (6) para capela de São Paulo – Forte Orange por terra, volta para Igreja de Jaguaribe por mar.

A chegada do Padroeiro na praia de Jaguaribe é sempre aguardada por uma multidão.  De lá, os fiéis seguem em direção a igreja de Jaguaribe em procissão relembrando o caminho de dor percorrido por Bom Jesus Dos Passos.

A história conta que a imagem de Bom Jesus dos passos foi encontrada em um pé de mangueira por um pescador em 1893.

Ao encontrar a imagem, o pescador levou  para casa e depois a imagem sumiu. Misteriosamente, a  imagem apareceu no mesmo lugar onde o pescador a encontrou e onde hoje está erguida há 124 anos a  igreja de Bom Jesus dos passos.

“Nosso Senhor dos Passos, ou Bom Jesus dos Passos, é um título de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a Ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Ele, segundo as Sagradas Escrituras, desde Sua condenação até o lugar do calvário, chamado gólgota”, relatou o catequista Vinycius Bezerra.

Para o Padre Reginaldo Ferreira, a festa de Bom de Jesus dos passos, na verdade, é uma festa triste. Porque é um um momento de rememorar a trajetória de sofrimento de nosso senhor de Jesus Cristo  desde a sua condenação até o a sua chegada para crucificação. ” Não é uma festa de se alegrar, de festeja com palmas hinos de glória e louvor, é uma festa de sofrimento ! É um momento que Ele está indo ao calvário carregado todos os nossos pecados e as nossas dores.”

À noite foi realizada uma missa em agradecimento por tudo que o Bom Jesus dos Passos Fez e continua fazendo pelo seus filhos.

Fotos: Micaela de Farias

Matéria: Tiago Bittencourt

Whatsapp: (81) 9 8259-4664

These local resume services must be well acknowledged in the essays