230ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, 3º Ato – A Buscada – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

230ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, 3º Ato – A Buscada

Publicado em 30 de janeiro de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Jornalismo

 
Na tarde deste último sábado (28), aconteceu a Buscada da imagem de Nossa Senhora do Pilar, o terceiro ato da festa.
Por volta das 15h na Capela de São Paulo, localizada no Forte Orange, um Terço deu início a cerimônia, após rezarem o terço, os fieis saíram em procissão com a imagem da capela até o píer que fica localizado na beira da praia do Forte.
Tem em seu trajeto terrestre, o andor foi conduzido por Bombeiros e alguns fieis que por promessa ou fé demonstravam seu amor a Nossa Senhora, ao chegar no píer um barco de pescador aguardava para prosseguir com a procissão marítima até o destino final, a igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que fica localizada no bairro do Pilar.

 

Há 230 anos a festa que já virou referência no calendário turístico do Estado, todos os anos a quantidade de barcos aumentam, muitos pescadores e turistas se organizam para acompanhar a procissão, onde além da fé cristã, o cenário de belezas naturais que cerca a Ilha faz deste momento algo impar na vida de muitos que todos os anos, vem renovar suas esperanças e buscar um refugio de fé e natureza na Ilha de Itamaracá.


Para garantir a ordem pública e a integridade física dos participantes, a Marinha faz a parte de fiscalização das embarcações e os Bombeiros garantem que se algum imprevisto acontecer, eles estarão a postos para prestar os primeiros socorros.

Na chegada do barco da Santa ao bairro do Pilar, uma multidão de fiéis já aguardava a imagem da Santa na beira mar. Com muito cuidado fieis retiraram o andor do barco para que pudesse ser conduzida a igreja matriz, para esta nova etapa, foi realizado uma pequena procissão pelas ruas principais.

 
Com a chegada da Imagem na Igreja Matriz, houve um momento de adoração no palco montado ao lado da igreja e em seguida aconteceu a Missa de encerramento do terceiro ato da festa de Nossa Senhora do Pilar, que teve sua celebração realizada pelo Frei Nunes.

Informações: SECOM
Fotos e Texto: Micaela de Farias/SECOM


# TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha

Damals sprach der renommierte mnchner kunst- und kulturpdagoge prof wolfgang hausarbeit schreiben lassen zacharias ber kulturvermittlung als ausbildungs- und berufsfeld mit zukunft und verwies auf die mglichkeiten und chancen des neuen studiengangs.