O Prefeito


Prefeito: Paulo Batista Andrade
Horário de Atendimento: 08hs às 13:30hs
Telefone de Contato: (81) 3544-1156  * Serviço indisponível no momento
Endereço: Avenida João Pessoa Guerra, nº 37, Pilar, Ilha de Itamaracá, CEP 53900-000
Email:
prefeito@ilhadeitamaraca.pe.gov.br


Competência
Como Chefe do Poder Executivo, é o prefeito que estar à frente  da administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário, ao planejamento e concretização de obras públicas, sejam elas de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a ideia de que o Poder Executivo é de fato aquele quem executa e coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza obras, projetos, programas ou políticas públicas. Além disso, cabe ao Prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação na Câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário e de importância para o Município da Ilha de Itamaracá.
Contudo, o prefeito não governa sozinho, e por isso depende de apoio político da Câmara Municipal, assim como de outras esferas governamentais, ou seja, dos Governos Estadual e Federal. A ajuda desses dois últimos se dá através de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda e qualquer natureza, para a realização de obras e implantação de programas sociais, os quais, principalmente no caso de prefeituras de pequenos municípios, como a Ilha de Itamaracá, tornam-se fundamentais para o atendimento das demandas locais

Atribuições

  1. Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes ;
  2. Organizar os serviços públicos de interesse local ;
  3. Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial ;
  4. Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa ;
  5. Apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancionar ou vetar ;
  6. Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local ;
  7. Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, hospital, postos de saúde, escolas e creche municipal;
  8. Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma ;
  9. Planejar, comandar, coordenar, controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo ;

DESTAQUES



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