Vigilância ambiental recebe denúncia de foco de Dengue na Forno da Cal – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Vigilância ambiental recebe denúncia de foco de Dengue na Forno da Cal

Tags: , , , , , ,
Publicado em 21 de abril de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Destaque

Após o recebimento de uma denúncia, a equipe da Vigilância Ambiental com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, fizeram uma vistoria no Bairro da Forno da Cal, para verificar um possível foco do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, Chikungunya e Zica.

Constatado que a denúncia procedia, o trabalho é fazer o bloqueio do criadouro. A nebulização, ou fumacê, é uma das etapas do processo de combate ao mosquito, a orientação à população de como evitar que haja proliferação do mosquito, são medidas tomadas de imediato.

No caso de denúncia de terrenos particulares, a Vigilância Ambiental notifica o proprietário. Se não houver providências, é necessária ação judicial para entrar no local.

A Vigilância ambiental possui equipes que realiza, permanentemente, durante todo o ano, o combate ao mosquito Aedes aegypti em toda a Ilha. As operações se dividem em atuações preventivas e de bloqueio de transmissão.

Paralelamente às verificações das denúncias, é realizada, periodicamente, a Avaliação da Densidade Larvária (ADL), na qual se verifica quais são os principais criadouros (prato do vaso, pneus, caixa d’água destampada, piscinas, calhas e todos os recipientes que acumulam água, entre outros).

Não deixar água parada, vedar bem o lixo e não jogá-lo em terrenos ou na rua, retirar obstáculos que impeçam a passagem de água pelas calhas, são algumas orientações básicas para prevenir focos do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, Chikungunya e Zica que, ao infectar gestantes, também pode causar microcefalia nos bebês.

Se você souber de um local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a Dengue, propiciando o acúmulo de água parada, denuncie à Secretaria de Saúde e a Vigilância Ambiental da Ilha, localizadas no prédio do Palácio Pedra que Canta, no bairro do Pilar.

Informações: SECOM.

Matéria: James Paiva

Fotos: Vigilância Ambiental – PMI

Whatsapp: (81) 98259-4664

Email: secom@ilhadeitamaraca.pe.gov.br

#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha.