Secretaria de Saúde intensificará o teste de Leishmaniose Visceral Canina – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Secretaria de Saúde intensificará o teste de Leishmaniose Visceral Canina

Tags: , , , , ,
Publicado em 19 de julho de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Comunicação e Imprensa

A partir da próxima quinta-feira (20), a Prefeitura da Ilha de Itamaracá por meio da Secretaria de Saúde, intensificará os testes de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em animais domésticos da Ilha.

De acordo com o Veterinário, Gaibel Assumpção, o objetivo da realização dos testes é reduzir os casos de Leishmaniose em cães no município e conscientizar as comunidades em relação aos perigos da doença nos animais e seres humanos, tendo o cão como importância na transição e dispersão da doença. 

 

O teste é seguro e faz parte das ações importantes para a saúde pública.

Caso o animal apresente o resultado positivo no primeiro teste, é realizado um outro teste, para a contra prova, com uma finalidade de confirmar ou não a doença.

Quando o animal é constatado positivo à leishmaniose visceral canina, os agentes de saúde, fazem o recolhimento do animal para ser realizada a eutanásia, como também, a necessidade de limpeza no ambiente em geral.

Os sintomas de Leishmaniose visceral nos cães são: perda de peso e apetite, crescimento exagerado das unhas, feridas pelo corpo com maior frequência as orelhas e focinho, febre prolongada e queda de pelos com maior frequência ao redor dos olhos. 

 

Informações: SECOM
Matéria: Tácila Maria
WhatsApp: (81) 9 8259-4664
E-mail: secom@ilhadeitamaracá.pe.gov.br
Site: ilhadeitamaraca.pe.gov.br

#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha