Você sabia que o óleo de fritura não pode ser descartado de qualquer forma?
Esse óleo quando jogado em vias públicas, ralos de cozinha ou esgotos comuns, podendo vir a causar entupimento de canos de esgoto, caixas de gordura da sua casa ou apartamento. Mas o maior perigo é contaminação do solo, lençóis freáticos, rios e mares. além de atrair animais como ratos e baratas.
Pensando em formas de prevenir essa contaminação e poluição ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, em parceria com a Empresa de alimentos e produtos de Limpeza ASA fazem a coleta desses tipo de resíduo que quando mal descartado causa muitos danos ao meio ambiente. Procuramos a Secretaria de Meio Ambiente, onde falamos com o Direto de Desenvolvimento Ambiental, Gean Carneiro que nos contou como é feita a coleta e quem pode participar:
“A coleta é feita através da parceria com a ASA que fornece os galões onde é armazenado o óleo de fritura. Todos podem participar não só os bares e restaurantes. ”
Gean falou ainda da importância dessa parceria para a população e para e meio ambiente:
“essa parceria visa a conscientização da população, que o óleo de fritura e outros tipos de poluentes demoram décadas para ser absorvido pela natureza, com essa parceria buscamos diminuir o descarte desse material de forma errada na natureza e com ajuda de outras ações como prevenir danos ao meio ambiente .”
A coleta é feita de dois em dois meses na residência ou comércio cadastrado nessa campanha. O óleo recolhido pela ASA e usado para fazer sabão.
Quem tiver interesse de participar desse projeto, deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente no Palácio Pedra que Canta – Localizado na Av. João Pessoa, Baixa Verde, s/n, para realizar o cadastro e receber as orientações necessárias de como armazenar os resíduos pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.
Informações: SECOM
Matéria: Filipe Souza
Fotos: Divulgação
E-mail: secom@ilhadeitamaraca.gov.br
WhatsApp: 81 9825-94664
#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha