Oficina de orientação para participar do prêmio de Culturas Populares – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Oficina de orientação para participar do prêmio de Culturas Populares

Tags: , , , , , , , , , ,
Publicado em 03 de julho de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Destaque

Hoje 3 de julho, foi realizada no auditório da Secretaria de Educação a Oficina de capacitação para inscrição no Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, que premiará 500 produtores culturais em todo país. O valor da premiação é de 10 mil reais, participaram da oficina coquistas, artesões entres outros mestres da cultura popular da nossa Ilha.

A oficina é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) com o apoio da Prefeitura da Ilha de Itamaracá através da Secretaria de Turismo e Cultura.

Para falar sobre a iniciativa, a nossa equipe conversou com o Assessor Especial da Secretaria de Turismo, Dinho Bezerra:

“A vinda da oficina foi uma negociação da gestão com o MinC, pois nossa intensão é fortalecer e fomentar a Cultura, capacitando nossos representantes da cultura popular para que eles possam concorrer de igual pra igual com os mestres de todo Brasil.”

O representante do Ministério da Cultura, Jorge Freire, falou sobre a solicitação para que o município recebesse a oficina e empenho da gestão em incentivar a cultura.

“Nós só estamos aqui hoje porque foi uma solicitação da gestão e nós aceitamos, outras ações como essa virão.”

O Diretor de Cultura, Nivaldo Jorge, Falou sobre a conquista e o reconhecimento por parte do Ministério:

“É uma conquista nossa, pois dentre os muitos municípios do Estado só 3, incluindo a Ilha receberam a oficina, isso incentiva muito aos nossos fazedores de cultura a participar do edital e concorrer a esse prêmio que é um reconhecimento aos que fazem a cultura do nosso país.”

O coquista, Marcos Wilson, falou que irá participar do edital:

“Vou fazer a inscrição e preparar toda a documentação que comprova a história do grupo e o que ele representa. Um prêmio como será de grande ajuda na gravação do nosso CD, que há muito tempo estamos tentando gravar.”

A Artesã de bonecas, Marlene Tavares, também irá participar do edital.

“Irei fazer minha inscrição e caso eu venha a ter alguma dúvida irei procurar a Secretaria e Turismo, o Diretor de Cultura vem sempre nos dando muito apoio.”

Segundo o Artesão, José Eugênio, essa oficina é muito importante, pois mostra o reconhecimento aos produtores de cultura popular:

“É a primeira vez que acontece esse trabalho, antes tínhamos muitas dificuldades pela falta de envolvimento na cultura, mas acredito que agora estamos sendo reconhecidos.”

Informações: SECOM
Matéria: Filipe Souza