Monitoramento do vírus H5N1 causador da Gripe Aviária na Ilha – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Monitoramento do vírus H5N1 causador da Gripe Aviária na Ilha

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 18 de julho de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Comunicação e Imprensa

A Prefeitura da Ilha de Itamaracá através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a ADAGRO (Agência de Defesa Agropecuária), realizou um trabalho de coleta de saliva, sangue e entre outros materiais genéticos de aves em oito criadouros, nos bairros do Forte Orange, Pilar e Rio Âmbar.

Essa coleta foi feita para monitorar a Influenza Aviária, também conhecida como Gripe Aviária, já que a Ilha de Itamaracá é rota migratória de alguns tipos de aves.
É muito importante esse monitoramento, pois o vírus H5N1 pode ser transmitido pelas fezes e pela saliva das aves por até dez anos.

“A Ilha por ser rota migratória se faz esse trabalho, pois muitas aves de outros países podem trazer a doença para nossa cidade e todo ano é feita a coleta de materiais genéticos para ter um certo controle”, falou o Engenheiro Agrícola Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente da Ilha de Itamaracá, Adriano Galvão.

Informações: SECOM
Imagens: SMAPA