Merendeiras das escolas municipais receberam capacitação sobre segurança alimentar – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Tags: , , , , , , , , , ,
Publicado em 09 de maio de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Destaque

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, realizou no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais, uma Capacitação para as merendeiras das escolas municipais.

Como um dos componentes básicos do PSE (Programa Saúde nas Escolas), a capacitação tem como objetivo a segurança alimentar através da higienização dos alimentos, organização do local de trabalho e higiene pessoal. As merendeiras receberam instruções de como devem utilizar melhor os utensílios de cozinha, as técnicas de higienização de cada tipo de alimento, higiene pessoal e a questão da uniformização dentro do local de trabalho e equipamentos de segurança sempre higienizados.

A coordenadora do programa, Maria Gabriela Duda, falou do objetivo dessa formação:

“O objetivo é conscientizar da importância de usar e higienizar os utensílios, como também os alimentos antes e durante o preparo da merenda.”

A nutricionista da secretaria de educação, Andreia Barros, falou sobre a importância da capacitação:

“As merendeiras precisam sempre serem bem capacitadas, principalmente no controle, armazenamento e preparo dos alimentos que compõem a merenda escolar, manuseando sempre com muita higiene para evitar contaminação.”

A merendeira, Maria das dores falou:
“É bom, pois aprendemos a melhor lidar com a questão da higiene antes e durante o preparo da merenda para os alunos.”

A merendeira, Osana Maria, que também participou da capacitação, contou que já praticava e tinha o hábito da higiene no local de trabalho:

“Tudo que eu foi passado hoje aqui, eu já praticava, sempre tenho o hábito de lavar bem as mãos, utensílios e alimentos, mas sempre é bom ter essas capacitações.”

Todas as merendeiras da rede municipal de ensino receberam a capacitação.

Matéria e Fotos: Filipe Souza