Meio Ambiente tratado como deve ser! – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Meio Ambiente tratado como deve ser!

Tags: , , , , , ,
Publicado em 13 de novembro de 2018, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Comunicação e Imprensa

Uma das preocupações da Secretaria de Meio Ambiente é com a contaminação do solo e lençóis freáticos na Ilha de Itamaracá.
Em função disto foi firmado uma parceria entre a Prefeitura e a ECODIGITAL para recolhimento do lixo eletrônico que pode ser entregue na SMAPA (palácio da Pedra que Canta) no horário de expediente ou depositados em pontos de coletas que serão espalhados pela Ilha.
Ao se falar em lixo eletrônico, estamos falando de pilhas e baterias, que ao serem descartadas de maneira inadequada vão parar nos lixões comuns. Com tempo, as pilhas e baterias descartadas deixam vazar líquidos, que contaminam o solo, as águas subterrâneas.
A contaminação do solo e lenções freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas.
Algumas dessas, compostas de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio; são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados ao sistema nervoso central.
Mas não só de pilhas e baterias se faz o lixo eletrônico, teclados, monitores e tudo mais que se enquadre nesta categoria.
A participação do comércio e das escolas é uma questão fundamental para a preservação do nosso meio ambiente.
Segundo o Secretário Clóvis Barreto, “a ideia é estimular a sustentabilidade e encaminhar esses lixos para o destino correto”.

É a Prefeitura, trabalhando juntos por uma nova Ilha.