Os valores fundamentais da liberdade e da justiça social e o espírito autonomista marcaram a abertura, nesta segunda-feira (06.03), das comemorações do Bicentenário da Revolução de 1817.
Em solenidade presidida pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas, o movimento histórico e sua simbologia foram exaltados como destacada e inspiradora passagem da história de Pernambuco e do Brasil. O ato foi o primeiro de uma série de atividades em celebração ao ideal iluminista e à contribuição dos pernambucanos e nordestinos ao processo de separação da Coroa Portuguesa.
“São símbolos e cenários que nos estimulam a estar aqui, em data tão marcante. E certamente nos fazem refletir sobre os legados da Revolução Republicana de 1817 que permanecem vivos até hoje. Afirmam-se no espírito autônomo e insubordinado dos pernambucanos, na luta de gerações contra o arbítrio e na defesa do Brasil como nação independente”, ressaltou o governador Paulo Câmara.
Durante o evento foi feita a entrega de medalhas em homenagem a personalidades e entidades pernambucanas, dentre elas, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na pessoa do seu presidente, Deputado Guilherme Uchoa, que participou ativamente deste dia de abertura das comemorações do Bicentenário da Revolução de 1817.
Informações: SEI-PE/ SECOM
Fotos: Aluísio Moreira/SEI