A História da Devoção de São Sebastião da Praia Do Sossego, por Auri Correia de Lima Neto.
São Sebastião originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável.
Por volta do ano de 1958, quando a atual Praia do Sossego não era loteada e chamava-se Lance dos Cações, Dona Isabel, uma das moradores mais antigas do vilarejo, que era muito religiosa e realizava diversas novenas durante o ano em sua casa, tais como, Mês Mariano em Maio, Os Santos Juninos em Junho e tantos outros. Dona Isabel possuía um quadro da imagem de São Sebastião, o qual passava um ano na casa de um morador do vilarejo e no dia 20 de Janeiro de todos anos era realizada uma procissão na direção de sua casa, e tudo se repetia, ano a ano. Não sabe-se porque Dona Isabel iniciou essa devoção ao santo, mas sua fé perdurou até os dias de hoje.
Com a morte de Dona Isabel as procissões continuaram na casa de Dona Severina (Biuzinha, para os moradores e conhecidos) até o ano de 1993 quando o então vereador Paulo Galvão doou um terreno para a construção da capela em honra de São Sebastião. A comunidade se empenhou na construção da capela buscando doações, em 1994 a capela estava erguida.
Durante o mês de Janeiro é a realizada a novena em honra de São Sebastião, ao todo são 10 dias de festa, louvor e agradecimento. Movidos pela fé, como herança de Dona Isabel, tudo se repete, ano a ano.
Este ano com apoio da Prefeitura na gestão do Prefeito Tato, através do Secretário de Turismo Bruno Reis estará dando todo apoio as festividades.
Informações SECOM/PASCOM/Auri Correia de Lima Neto
Fotos: PASCOM/SECOM