Capacitação de profissionais da educação infantil – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Capacitação de profissionais da educação infantil

Publicado em 12 de abril de 2017, por ASCOM Ilha de Itamaracá | Categoria: Secretarias

A Secretaria de Educação realizou uma formação para os professores municipais da Educação Infantil. O encontro é chamado de contra turno, onde os professores que ensinam de manhã comparecem no período da tarde e os que trabalham a tarde se reúnem de manhã. O evento aconteceu na Secretaria de Educação e o tema abordado foi A psicogênese da escrita e da leitura, discutindo sobre os pressupostos teóricos e a rotina diária.

Segundo a Coordenadora da Educação Infantil, Erícia Souza, esse treinamento vai ser útil no dia a dia em sala de aula.

“Os professores tendo esse embasamento teórico, irão saber analisar os níveis de escrita das crianças, ver realmente em qual nível elas se encontram. Ex.: A professora diz bola, se a criança conseguir escrever o som que ela ouviu, ela se encontra no nível silábico qualitativo.”

Os níveis pré-silábicos são despertados nas crianças nos primeiros anos escolares:

• O nível silábico qualitativo é quando a criança consegue escrever o som que elas ouvem sem se preocupar com a forma correta da escrita;
  •  Nível silábico quantitativo é quando a criança escreve com variação na quantidade de letras sem se preocupar com o som.

Além desse citados acima, existem outros níveis que são trabalhados em sala de aula pelos profissionais de educação que revelam as hipóteses silábicas.

• Nível I – Hipótese pré-silábico;
  • Nível II – Hipótese Silábica;
  • Nível III – Hipótese Silábico-Alfabética;
  • Nível IV – Hipótese Alfabética.

Identificando essas dificuldades que as crianças sentem ao começarem a aprender, os professores saberão quais atividades aplicar para as mesmas avançarem.

Erícia Souza falou que no encontro  foi sugerido que os pais participem de uma reunião para que os mesmo possam saber a forma que os educadores trabalham com seus filhos.

Matéria: Micaela de Farias

Fotos: Secretaria de Educação

Whatsapp: (81) 9 8259-4664

To restore this culture, children work in the field in groups which equips them with agricultural skills and knowledge and fosters collective work and group pay for essay living