Agora é oficial, 10 de maio é o dia da Ciranda! – Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá

Agora é oficial, 10 de maio é o dia da Ciranda!

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 10 de maio de 2019, por ASCOM Ilha de Itamaracá

A Ciranda é originária da Zona da Mata e do Litoral de Pernambuco, tendo chegado com força ao Recife durante a década de 1970.
“Valorização da cultura em nossa Ilha, está sempre foi uma determinação do nosso Prefeito Tato, já homenageamos nas principais festa nossos artistas, em todas as programações temos uma grade só com artistas da Ilha e sempre dessa forma, primeiro os nossos” disse Bruno Reis Secretário de Cultura, Turismo e Eventos. 


É uma tradição cultural que reforça a identidade e a memória coletivas, bem como o sentimento de pertencimento do pernambucano.
A data foi escolhida porque 10 de maio é o dia de nascimento de Antônio Baracho da Silva, o Mestre Baracho, tradicional cirandeiro que faleceu em 1988, aos 81 anos
“É uma iniciativa muito boa. Não se pode deixar essa cultura se acabar, ir por água abaixo. Eu, como cirandeira, adorei essa notícia”, disse nossa Rainha Lia, artista de renome mundial que, por sua importância, obteve o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Além das autoridades presentes, estavam o nosso Diretor de Cultura Nivaldo Jorge e o nosso Secretário de Cultura, Turismo e Eventos Bruno Reis, que na ocasião representou nosso Prefeito Mosar Tato.


Durante o evento, foi revelado os nomes que serão homenageados na 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a fenearte, que acontece entre os dias 3 e 14 de julho. Este ano, as honrarias vão para o legado artístico do Mestre Baracho, Mestre Duda e Lia de Itamaracá.


Prefeitura da Ilha de Itamaracá, trabalhando juntos por uma nova Ilha.