Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Políticas sociais, na pessoa da Secretária Giovana Uchoa e sua equipe, realizaram um evento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro dos Quatro Cantos.
A manhã dedicada as mulheres teve alguns mimos para as anfitriãs do dia como:
Já que o dia é delas, as mulheres da 3° idade da casa dos idosos recitaram poemas e cantaram para as demais mulheres do evento.
A Educadora Permanente de Saúde, Maria Gabriela Duda, palestrou sobre a saúde da mulher, a importância da higiene pessoal e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
O momento de beleza ficou por conta da consultora de beleza, Maria Marques. “Eu estava em casa e decidi sair para proporcionar um bem estar às mulheres em homenagem ao seu dia” disse a consultora.
“Somos da terceira idade e gostamos muito dos eventos que são feitos e hoje em especial por ser nosso dia!”, disse Teresinha Santos, Cozinheira e participante do grupo da 3° idade e do evento.
A aposentada Carmen Lúcia foi a responsável pelos cortes de cabelos das mulheres e falou o que a motivou fazer isso: “Quando cheguei aqui vi um monte
de mulheres bonitas e quis que elas ficassem ainda mais, então resolvi cortar os cabelos delas” ressaltou Carmen.
Dona Iracema Silva disse o quanto estava gostando de participar do evento: “Estou gostando muito, um dia para se cuidar e sair da beira do fogão!”
A professora Socorro Amaral recitou um pequeno poema: “Deus criou pra o mundo a rosa achou que era mister pensou em coisa mais linda então criou a mulher”.
Um casal de convidados, a aposentada Maria de Lurdes e o Jornalista que também é poeta João Mathias recitaram poesias. Um trecho da poesia feita pelo João especialmente para o dia internacional da mulher diz: “Homenagear o valor evidenciado que revela é como alimentar o roubor no rosto de uma donzela”. “Recebemos muita mulher sofredora, batalhadora e é muito importante dar esta atenção especial a elas”, comentou a coordenadora do CRAS, Gilva Ubeda.
“Geralmente as mulheres acham que essa é uma data qualquer, mas é uma data para tentar levantar o astral delas”, falou Marli Lira que faz parte da coordenadoria da mulher.
Representando o Prefeito que não pôde comparecer, o Secretário de Articulação Política, Clóvis Barreto deixou uma mensagem para todas as mulheres: “Mulher é o maior espelho de exemplo para nós seres humanos, guerreira, dedicada e não desiste nunca de enfrentar suas adversidades sendo sempre vencedora”.
A única vereadora mulher da Ilha de Itamaracá, Maricleide Souza Também esteve no evento.
Para fechar o evento a aposentada, Maria Madalena cantou o hino da estrela do mar do grupo da 3° idade.
Informações: SECOM
Matéria e Fotos: Micaela de Farias.
#TrabalhandoJuntosPorUmaNovaIlha